Para quem já comandou um negócio, a fase inicial pode ser mais tranquila, mas se você nunca empreendeu na vida, precisa saber que as fases iniciais do seu negócio podem tirar o seu sono.
Agora que está avisado, espero que queria saber como evitar isso. Afinal, é um problema que pode ser contornado. Veja como.
Atendendo as 6 fases iniciais com rigor, você terá um negócio de sucesso.
– Se desenvolva como empreendedor
Para isso você precisa a prender a levantar e fazer acontecer. Deixar de reclamar e apontar defeitos em tudo, para enxergar o lado bom e buscar soluções.
– Conheça modelos de negócio
Coma sua ideia ainda no papel, a maneira mais eficiente de testar aquilo que deseja é se reunindo com gestores e visitando os negócios parecidos com o que será o seu. Dessa forma, conseguirá fazer ajustes.
– Os custos iniciais
Se você parar para pensar, enquanto você sonha com o seu negócio já está investindo nele. E como tempo é dinheiro, se os seus sonhos não se concretizarem em boas ideias, você terá perdido dinheiro.
E o Plano de Negócios serve para que cada detalhe seja considerado e estudado. Para que ao final, especialmente a capacidade financeira para montar o negócio esteja definida.
– Faça pesquisa de mercado
Uma, duas ou três. Cada tipo de negócio exige um tipo de pesquisa e uma determinada quantidade. Talvez para verificar pontos diferentes, ou porque pesquisas diferentes podem abordar temas diferentes. Mas deixar de fazer uma pesquisa de mercado é um grande erro.
– O preço de seu produto
O preço do produto não apenas é um número que define a sustentabilidade do negócio, mas também transmite um recado para o mercado e os clientes.
– Discurso de venda
O que você cai comunicar, para o investidor ou para o cliente, será definido durante esse período de participação para o lançamento. Por isso é bom criar o pacote completo, a marca, o slogan, e tudo o que o negócio pretende transmitir na comunicação.
O que você precisa saber
Antes de abrir um negócio é bom que você saiba que tudo o que você desejou pode se tornar realidade, mas com o detalhe que a realidade será sempre mais dura. E você precisa ser honesto para se questionar sobre a sua capacidade, sobre o seu perfil. O que pode ser aprimorado e quais são os erros que deve abandonar de vez.
E suas competências gerenciais serão mais importantes que tudo, porque mil problemas vão surgir e você os enfrentará. Para isso o autoconhecimento é item fundamental para essa etapa.
Avaliar com quem se aliar para agregar ao negócio boas ideias, bons investimentos e gente disposta, também é fruto de autoconhecimento. Assim, é possível buscar nos parceiros aquilo que falta em você, buscar o que complementa.
Que preparar Plano de Negócios, fazer pesquisa de mercado e ativar o networking são tarefas muito trabalhosas, mas necessárias. Não dá para ter preguiça.
Que meta é importante, e o esboço do que será necessário para atingi-las também.
A depois de tanta burocracia, aprender sobre tributação e entender o tamanho da responsabilidade, saber que o que pode tirar seu sono nas fases iniciais do seu negócio é o medo. Que será sentido, deve ser sentido, mas principalmente, se apresenta para ser superado.
Conclusão
O sofrimento que as fases iniciais do seu negócio podem trazer será aliviado se você se empenhar em um bom planejamento, focar na preparação.