Post 6

Você sabia que um contador pode ser sua peça mágica na crise?

Atualmente estamos vivendo em um cenário conturbado da crise econômica do país. Algo que vem se arrastando ao longe dos tempos, tomou uma proporção maior no ano de 2015 e agora, em 2016, estamos vivendo uma continuação agravada da crise que se abateu sobre o Brasil.

Diante do que vem acontecendo, não se trata mais de indagar se a crise econômica irá permanecer em 2017, trata-se agora saber o quanto será pior, de que forma irá impactar os diversos setores e como você irá lidar com essa situação dentro da sua empresa.

Você vai ver o quão importante é o papel de uma contabilidade na crise, já que em tempos difíceis, a prioridade é para a melhoria de produtividade e eficácia financeira.

Se preparando para a crise

Para as microempresas e empresas de pequeno, médio e até mesmo de grande porte, a melhor recomendação é que se preparem para a crise. Contudo não é necessário desespero, porque ao contrário do que muitas pessoas pensam, o momento da crise pode ser um tempo bem conveniente para os negócios.

Boa parte dos gestores de empresas tem em comum a seguinte opinião: em toda crise é preciso enxergar o lado positivo e sempre buscar estratégias para se beneficiar da situação. As crises sempre foram um campo fecundo para quem sabe aproveitar ótimas oportunidades de negócios.

Aproveite este momento para repensar ideias de expansão de negócios, adiar algumas decisões que envolvam investimentos pesados e espere até ter uma visão mais ampla do que esta por vir.

A ferramenta ideal em tempos de crise

Você sabia que um Escritório de Contabilidade pode ser a peça chave para este momento de crise? Pois é. Com o decorrer dos anos a contabilidade tem assumido um papel muito importante para as empresas, trazendo lucratividade para elas.

Este tipo de profissional deixou de ser apenas um prestador de serviços e adquiriu um forte papel consultivo nas empresas. Estes possuem profunda experiência de mercado e vasto conhecimento tributário, o que lhe atribui condições de colaborar ainda mais com as organizações.

Com o agravamento da crise econômica e aumento das exigências legais a responsabilidade de um profissional contador aumenta a cada dia, tornando assim seu papel cada vez mais importante e fundamental na gestão da empresa e em suas estratégias.

A importância da contabilidade

No atual cenário em que o país encontra-se, é necessário que as empresas mudem algumas estratégicas do seu plano de negócios. Isso incluiu novos planejamentos, um controle mais rígido do fluxo de caixa e o acompanhamento diário das operações financeiras da organização.

Quanto mais preparadas as empresas estiverem, menos conturbada será a sua passagem pela crise.

É aí que entra o contador. Porque ele vai agir diretamente na organização das empresas, pois essa é a sua missão. Ele orienta o empresário sobre como cuidar de perto da saúde financeira do seu negócio, além de fazer todo o controle tributário e fiscal.

Neste ponto podemos ver o quão importante é um Escritório de Contabilidade. É necessário que a empresa veja a contabilidade como um parceiro importante de negócio, e não apenas um prestador de serviços, que cuida da folha de pagamento e dos impostos.

Por meio de uma consultoria de negócios, o contador oferece um leque de serviços que geram informações importantíssimas para a estratégia empresarial, aumentando as chances de sucesso do negócio em meio à crise.

De qual forma a contabilidade me ajuda a superar a crise

Já vimos que um escritório de contabilidade é muito importante para os seus negócios em meio à crise. Se você ainda não conta com a ajuda de um profissional contador, faça pesquisas, consulte outros colegas empreendedores e encontre um escritório de sua confiança.

O profissional contábil é um gestor das informações e dos dados corporativos da empresa. Ele consegue enxergar além do que o proprietário vê. Ele idêntica todos os pontos fortes e fracos, avalia as medidas mais urgentes a serem tomadas, faz projeções, cataloga um perfil para a empresa e a incluiu em um cenário econômico que corresponde à sua atual situação, além de indicar meios de redução tributária dentro da lei.

Devido ao seu vasto conhecimento em relação a dados corporativos, o contador faz recomendações exatas para que o empresário tome as decisões certas sobre em qual área da empresa é necessário corta gastos ou investir mais. Um contador ajuda a empresa a superar a crise.

Conclusão

Aliada a seu contador, sua empresa passará tranquilamente pela crise. Vimos que a contabilidade vai muito além de um simples prestador de serviços. Ela atua na estratégia gerencial, trabalha com análise do cenário econômico, controla os gastos e o ao fluxo de caixa. Portanto ela tornando-se peça indispensável para o sucesso da sua empresa, dentro e fora da crise.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *